Dietas e mistérios

 

Não entendo nada de gastronomia ou nutrição, não gosto de cozinhar,  mas meus dois últimos romances giram em torno desse nosso hábito de comer. “Feliz aniversário, Sílvia”, está no mundo das dietas e da escrita. Sílvia faz regime e Sabina escreve romances. Elas são amigas.

Assim como “Nove tiros em Chef Lidu”, “Feliz aniversário, Sílvia”, pode ser uma novela policial. É que Sabrina desaparece. Um crime é praticado, Sílvia pode ser suspeita e há um policial na história: Elvis, o escrivão narrador de “Nove tiros em Chef Lidu”. Elvis não é um personagem principal em “Feliz aniversário, Sílvia”. Ele aparece mais ou menos no meio do romance e liga algumas informações, ajuda Sílvia a sair da confusão em que se meteu.

Sílvia escreve um diário sobre sua dieta e Chef Lidu muda a rotina do restaurante depois de um regime alimentar bem sucedido. Ele é assassinado.

Às vezes eu me pergunto o que as dietas têm a ver com  casos de polícia.  Têm a ver com pesquisas, perguntas. Quando uma pessoa perde peso, sempre vem a pergunta: “Como você fez? Qual a história do seu emagrecimento?”. Dietas têm a ver com gente.

As pessoas estão envolvidas em mistérios, perguntas e respostas, pequenos ou grandes casos de polícia, fuxicos, problemas financeiros, traições, pensamentos e ideias sobre os outros, segredos familiares. O tipo de alimentação determina o humor de uma pessoa. Quem come e bebe à vontade, quem aproveita os momentos à mesa, com família e amigos, sem estar preocupado com o peso, tem momentos de felicidade, mesmo que breves. Quem vive em dieta tem muitos momentos de ansiedade e insatisfação.

Mas não quero pensar em qualquer psicologia. Nos dois romances, criei histórias e personagens simpáticos que se comunicam com a realidade e com o leitor, comigo também. Às vezes leio e quase converso com eles. “Nove tiros em Chef Lidu” está em algumas livrarias e em e-book, em todas as plataformas. “Feliz aniversário, Sílvia”, está na amazon.com.br. Se eu escrever um terceiro romance na mesma linha, trabalharei pela edição de uma caixa com a trilogia, andei pensando nisso.

Essa é uma parte de “Feliz aniversário, Sílvia”, em que Elvis aparece. Essa imagem é do aplicativo Kindle, no celular:

screenshot_20170121-143359

 

 

 

 

 

 

Sobre Paula Bajer Fernandes

Sou escritora e moro em São Paulo. Além de livros publicados (na área jurídica e romances), além de contos, tenho dois blogs: Lolita e Nove tiros em Che Lidu. Criei o blog Lolita em 2009 para falar de imagens, lugares e escritos (http://lolitaimaginario.com). O blog Nove tiros em Chef Lidu (cheflidu.com) é um espaço sobre processos criativos e novelas policiais. Todo livro tem um outro lado, como as cenas que não entraram em um filme e ficam no DVD, entrevistas com atores e o diretor. Senti vontade de prosseguir um pouco no romance Nove tiros em Chef Lidu e aproveitei o lançamento em formato digital para começar o blog. O blog continuou. Sou autora de Viagem sentimental ao Japão (Rio de Janeiro, Apicuri, 2013), Asfalto (livro de contos em formato digital) e Nove tiros em Chef Lidu (Editora Circuito, 2014 e e-galáxia, e-book). Em abril de 2016 publiquei o fanzine O mergulho, com textos e fotos minhas e direção de arte e ilustrações de Rodrigo Terra. Integro o Coletivo Martelinho de Ouro. Participei de cinco publicações do Martelinho: Achados e perdidos (RDG, 2013), 50 anos daquele 64, Serendpt (Livrus), publicados também em formato digital. Em novembro de 2015 foi publicado o fanzine Fancine. Sub, livro de contos do Martelinho sobre tudo que pode estar oculto, foi publicado pela Patuá no fim de 2016.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s